2
APRESENTAM

Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero

Indicadores da coleta seletiva solidária em Mogi Guaçu

Em 14 de Julho de 2021, o Instituto Ambienta, a Associação Cooper 3Rs e Mogi Open Data celebraram a assinatura de um Termo de Cooperação para o desenvolvimento da Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero

A Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero sistematiza e disponibiliza à sociedade indicadores quantitativos e qualitativos da coleta seletiva solidária realizada pela Associação Cooper 3Rs, mostrando o impacto positivo gerado na cidade de Mogi Guaçu.

Toda a população, o poder público, as empresas, a sociedade civil organizada e a comunidade acadêmica poderá acompanhar as informações disponibilizadas pela futura plataforma, que visa a contribuir com o desenvolvimento social e econômico, buscando a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a partir da proposta ” Lixo Zero”, promovendo a Economia Circular com a Inclusão Social os catadores e catadoras de materiais recicláveis.

É uma fonte de dados muito importante em nível municipal no que se refere à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos. Esperamos, com esse projeto, incentivar e ampliar a participação de todos os atores da sociedade na coleta seletiva e no cumprimento de sua responsabilidade compartilhada conforme orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e a promover reflexões sobre o consumo e os 3Rs de uma maneira geral.

Para as empresas, os indicadores demonstrados pela Plataforma irão auxiliar no cumprimento de suas metas de Logística Reversa e na execução de seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, previstos na Lei.

Os indicadores são importantes para sistematizar os créditos de logística reversa e de carbono e dar sustentabilidade ao Programa de Coleta Seletiva Solidária realizado pela Associação Cooper 3Rs no município, além de gerar mais renda, profissionalizar a instituição, oportunizar uma vitrine para as empresas compram os créditos, servir de modelo e referência para as organizações de catadores e programas de coleta seletiva em outros municípios, contribuindo com a difusão e a sustentabilidade em território mais amplo, em nível nacional.

O projeto atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e estabelece um rumo ao desenvolvimento de uma cidade inteligente sustentável e uma cidade lixo zero!

A Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero é uma realização e construção contínua da Equipe de Trabalho:

Engenheira Ambiental Tainá A. Vedovello Bimbati, Designer e Produtora Cultural Maitê Vedovello Bimbati e colaboração do Engenheiro de Materiais Lucas Mendonça Lopes.

Catadores e catadoras de materiais recicláveis, Administradora de Empresas e secretária Janicler Pereira, Coordenadora de Projetos Maria Beatriz Vedovello Bimbati e a Presidente Maria Aparecida do Nascimento Vicente.

Estudantes de Engenharia Química Vinícius Zamariola e Thenysson Matos, estudante de História Catarina Doigo, estudante de Jornalismo Ana Júlia Trevisan e estudante de Ciências Sociais Pedro Paliares.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Seja uma empresa patrocinadora da Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero